Como imaginamos a maré digital de noticias e comentarios acerca dos atentados de 11-S, preferimos fazer uma revista de imprensa. O maior ataque jamais realizado contra os Estados Unidos da América e, bem vistas as coisas, contra o Mundo Ocidental, é visto por jornalistas, comentaristas e pensadores um pouco por toda a imprensa mundial.

Alguns apontam para as criticas presentes no momento das comemorações, nomeadamente ao facto de que a busca do multimilionario saudita Ossama Ben Laden tenha voltado à estaca zero. A reflexão aponta ainda para a real existência de uma ameaça islamista e para as lições aprendidas naquela manhã de final de verão em Nova Iorque. Cada uma das partes implicadas tem objectivos diferentes para os proximos tempos. Ainda assim, as duvidas subsistem.
Capital do mundo para muitos, a grande maçã tem sido a origem de muitas controvérsias, num pais obcecado pela segurança e pela defesa do bem contra o mal. Ainda assim, a emoção e o recolhimento estiveram, como não poderia deixar de ser, na ordem do dia.
Mas a vida continua e Nova Iorque ainda é uma das cidades mais cosmopolitas do Mundo, onde o crescimento não pode parar. A polémica relativamente à reconstrução do chamado Ground Zero relembra que ainda estamos no centro nevralgico de produção e finanças do Planeta.
No Hexagono.
1 commentaire:
o "medo" anda no ar, não só em NY...
a desconfiança impera... em qq rua, em qualquer cidade...
faltam sorrisos
...e isso irrita-me!
(desculpa o "pieguismo" mas hoje tou assim!)
Enregistrer un commentaire