05 novembre 2006

Dominio Publico - Força, forca!


Segundo a edição do Publico.pt, Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento no seu pais natal, o Iraque. Supõe-se que este Estado, nascido do nada e rumo aos ideais democraticos norte-americanos, deve contar com todos os elementos que permitam à comunidade internacional identifica-lo como uma democracia. Bem, pelo menos duas ou três coisas ja o aproximam da democracia do oncle Sam: a condenação à morte por enforcamento ( como em muitos Estados dos EUA), um descontrolo total das armas existentes ( ja sabemos que por razões distintas, mas o efeito é bastante parecido ) e... olhem, se quiserem, ainda é relativamente barato nos passear-se num GMC em ambos paises sem pagar o dinheiro ganho num mês de trabalho ( embora o caso iraquiano tenha estado melhor parado ). Segundo o diario ao qual fazemos referência para este post, "O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein foi hoje condenado à morte por enforcamento pelo Tribunal Especial que julgou o massacre de 148 civis na localidade xiita de Dujail, em 1982
Num segundo artigo, o mesmo jornal afirma que a União Europeia sauda a condenação do ex-dictador, mas que condena a pena de morte. Deixamos aqui uma interessante biografia de Sadam Hussein em francês, encontrada quando procuravamos uma fotografia do condenado. Por fim, um documento sobre o enforcamento, escrito para a Wikipedia.
No Hexagono.

2 commentaires:

intruso a dit…

julgamento/processo "farsola"
...

(ai ai... democracia, onde andas?)

Anonyme a dit…

A isto é que se chama uma aculturação perfeita! É para o bem e para o mal. Para além do mais foi rápida... sinais dos tempos!