11 juillet 2006

Cronicas do Viajante Amargurado - Novos Amigos


Tenho amigos novos. Conheci-os ontem, num bar muito apreciado pelos jovens estudantes erasmus na capital francesa. Não sei se o facto de que as jolas custem apenas três euros influencia a escolha dos rapazes, mas o certo é que o Bistrôt esta sempre cheio de gente.
Comecei por afiliar-me a este clube das segundas-feiras quando um amigo alemão me convidou. On va au bistrôt? E respondo eu, inocente e pouco sociavel: Lequel? Foi como recusar uma fatwa em Peshawar. Ainda estive para ripostar com um “Aaaaah! LE Bistrôt!”, mas não me apeteceu.
As relações no bistrôt espantam-me profundamente. Todo contente, um norueguês explicou-me que não havia nada melhor em Paris do que ir bêbedo para casa depois de seis horas a fio no bistrôt a beber como um bufalo. Eu acho que sim. Isso e ver a Mona Lisa no Louvre, ignorando todos os quadro de Dali que estão nas salas anteriores. De qualquer forma, o meu amigo norueguês disse-me que ja tinha visitado a Mona Lisa. Preocupa-me o facto de que se possa visitar essa senhora sem ver o Louvre. Como se houvesse uma espécie de porta turistica take away Express ao bom estilo Mcdô.
O meu amigo norueguês foi-se embora para Oslo sem se despedir. Acho que não gostou das minhas piadas sobre a Mona Lisa, o turismo de massas ou os seus habitos sociais. O certo é que fomos, afinal de tudo, bons amigos. Enfim. O melhor do bar é que ha sempre alguém que chega. Ontem, apresentaram-me novos amigos brasileiros. Foi optimo. Falamos imenso sobre o Mundial, sobre futebol e sobre futebol brasileiro. Mas acontece que ignorava a existencia de Zagallo em 1950 e troca o passo e que tal individuo era um génio. Mau assunto, senhor lector. Mais ou menos como desconhecer o Bistrôt, mas esta vez com tintes de ofensa etnocultural. A coisa amansou depois quando me propus a ser victima de anedotas. Muito engraçadas seriam, se não as conhecesse todas substituindo portuga por bilbaino ou gallego. A noite seguiu sem contratempos e ja tenho imensos convites para festas com mais e mais amigos. Falaremos de futebol, de anedoctas, de pêlos, de saidas, de mais amigos e amigas. Uivaremos quando passem belas e curtas saias. A juventude, senhor leitor, faz-se sempre com novos amigos.
No Hexagono.

1 commentaire:

ar a dit…

Jolas, apena 3 euros?! Apenas?!!!!