
Parece que é desta que vamos colocar Portugal na rota das universidades globais. Pelo menos deve ser essa a intenção dos centros de ensino superior portugueses ao assinar um tratado de cooperação com o Massachussets Institute of Technology (MIT)- uma dessas universidades americanas que fazem sonhar.
Segundo o site do semanario Expresso, "as universidades em causa são as de Lisboa, Porto, Minho e Coimbra, as universidades Técnica e Nova de Lisboa, e ainda a Católica. O programa de investigação e educação avançada com o MIT, aprovado esta semana em Conselho de Ministros, vai mobilizar 65,5 milhões de euros de financiamento público, dos quais 32,5 milhões se destinam às instituições de ensino e de investigação portuguesas".
Aqui no Hexagono temos pena que estes protocolos não se apliquem aos departamentos de ciência politica e-ou de linguistica ( Noam Chomsky, yeah!!). Mas por agora, parece que são os cursos que "têm saidas", como dizia a minha tia Auzenda, os prioritarios. Por isso nada de sonhar com PHD's em Filosofia em Boston, hã?
No Hexagono.
3 commentaires:
As ciências humanas estão fora de moda...felizmente ainda há resistentes...sou uma delas.
pois... tenho algumas dúvidas... sobre este protocolo, ou melhor, sobre os seus resultados...
:)
espero que resulte
(a desorganização e desinteresse que "conheço" de algumas das nossas faculdades... é grave... será que por colaboração/contágio com MIT mudará alguma coisa? espero que sim...)
fica bem
p.s
o "conheço" está entre aspas: conheço como aluno ou através de amigos...
Acho que Portugal só tem a ganhar com estes acordos. Além de ser prestigiante, trará novas oportunidades aos bons alunos de cá.
E não acho que as Ciências Humanas estejam fora de moda...! Pelo contrário, se houver uma iniciativa parecida e que disser respeito a História, Sociologia, Psicologia ou Geografia, mais uma vez só teríamos a ganhar com isso.
Enregistrer un commentaire